Faculdade Católica do Ceará irá encerrar atividades


Após dez anos de funcionamento, a Faculdade Católica do Ceará (antiga Marista) vai encerrar as atividades no fim deste ano. 

O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira, dia 17 de outubro, na sede da instituição, localizada no Centro de Fortaleza.

Com a decisão, 835 estudantes terão que continuar o ensino superior em outra instituição. Em nota, a União Norte Brasileira de Educação e Cultura (Ubec), mantenedora da faculdade, justificou o fechamento devido a um "desejo de reposicionamento no exercício da missão".

Segundo o vice-presidente da Ubec, José de Assis, o fechamento vinha sendo estudado desde o ano passado. "Nós estamos agindo dentro de todos os prazos, junto ao Ministério da Educação (MEC). Não negamos informações aos alunos. O momento do anúncio foi muito bem planejado", explicou José de Assis.

Além disso, todos os funcionários da faculdade, número não informado pela instituição, serão dispensados no fim de Dezembro. De acordo com o vice-presidente da Ubec, a instituição firmou parceria com outra faculdade particular para absorver alunos e, se houver necessidade, alguns ex-funcionários.

Insatisfação

Isac do Carmo, estudante do último semestre de Design de Moda, reclamou que a informação foi divulgada de forma tardia pela instituição. "Eles podiam ter avisado no começo do semestre, para eu me programar. Sabíamos de boatos, mas, mesmo assim, ninguém da faculdade confirmava", disse. 


Os estudantes alegaram que as desconfianças em relação ao fechamento da instituição aumentaram quando a faculdade decidiu não organizar o vestibular para o atual semestre letivo.

Segundo alguns estudantes da Faculdade católica, não houve espaço para diálogo durante o anúncio do fechamento. "Muitos professores choraram na nossa frente", disse um dos alunos, que preferiu não se identificar.

Prédio

O prédio centenário onde funciona a Faculdade Católica do Ceará, ocupado anteriormente pelo extinto Colégio Cearense, será desativado. A Ubec comunicou que ainda não há planos para o imóvel. A faculdade também informou que, a partir desta sexta-feira, dia 18 de Outubro  a secretaria da instituição estará disponível para solucionar dúvidas dos estudantes.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura