Segundo volume de coleção sobre franciscanos é lançado em Divinópolis – Por Ricardo Welbert



Será lançado nesta quarta-feira (10/06), em Divinópolis, o segundo volume da coleção de livros:

 "História dos Franciscanos da Província Santa Cruz"

Escrita pelo historiador Riolando Azzi. Na mesma noite, serão lançados também alguns livros de frades franciscanos.

A primeira parte da obra foi lançada em lançado em 2012. Com 568 páginas, aborda a chegada dos primeiros missionários holandeses em 1899 e a trajetória deles no Brasil até 1948. Já o novo volume trata da criação da Província, em 1949, até seu centenário, em 1999. São 518 páginas.

"O tema é a busca da identidade franciscana, pela qual se quer significar todo o esforço da Província Santa Cruz para encarnar na realidade brasileira, especificamente na mineira e sul-baiana, o carisma de São Francisco, de acordo com o convite provocativo do Concílio Vaticano II de volta às fontes e de adequação do carisma da origem à realidade sociocultural, política, religiosa em que a Igreja se insere", explica o autor.

A produção acadêmica e literária de Riolando Azzi é referência importante na historiografia eclesiástica brasileira. Natural de São Paulo (SP), o escritor é formado em Teologia pelo Pontifício Ateneu Salesiano de Turim, na Itália, e em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Trabalhou como assessor do Movimento de Educação de Base. Esteve em La Paz, na Bolívia, como assessor do Centro Nacional de Família.

É mestre e doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também foi professor de Filosofia Social, da Religião e na América Latina. É pesquisador do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social no Rio de Janeiro e membro da Comissão de Estudos da História da Igreja Latino-Americana.

Outros lançamentos

Na mesma noite, serão lançados também alguns livros de frades franciscanos. Um deles é "Todos Vós Sois Irmãos, Jesus, Nosso Irmão, e os Religiosos e Irmãos na Vida Religiosa e Consagrada", escrito por Fabiano Aguilar Satler.

Também serão lançados os títulos: "As Mais Belas e Eternas Histórias de Nossas Origens em Gn 1-11 – Mitos e Contramitos", do frei Jacir de Freitas Faria; "O tribunal de Manuel – Aspectos Teológicos na Obra 'Auto da Compadecida', de Ariano Suassuna", do frei Jonas Nogueira da Costa; "Os Tambores do Céu – O Congado no Oeste de Minas", de Cyro José Soares e João Novais; "Duzentas Faces de Cristo", de Petrônio Bax e "Dicionário da Religiosidade Popular, Cultura e Religião no Brasil", do frei franciscano Van der Poel.

Programe-se

O quê: 
Lançamento do segundo volume coleção: "História dos Franciscanos da Província de Santa Cruz" e outros livros.


Onde: 
Centro Franciscano de Formação e Cultura (CFFC), à Rua Minas Gerais, 582, no Centro de Divinópolis.


Quando: 
Quarta-feira (10), a partir das 20h. 


Entrada: 
Gratuita.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura