Em Belém, Igreja de Santo Alexandre recebe concerto de Páscoa


Coro Carlos Gomes realiza concerto sacro às 20h desta quinta-feira, 02/04. Apresentação marca estreia de novos integrantes do coro.

A Igreja de Santo Alexandre, em Belém, recebe nesta quinta-feira (2) um concerto sacro em comemoração à Páscoa, realizado pelo Coro Carlos Gomes, que completa duas décadas de existência em 2015. 

O concerto é gratuito é começa às 20h. Formado por 19 alunos e professores do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), o coro renovou 80% do elenco após uma audição que selecionou novos cantores para o grupo, e a apresentação desta quinta é a primeira dos novos integrantes.

O destaque da apresentação é a participação da maestrina cubana Maria Antonia Jimenez, fundadora do grupo. Maria Antonia se dedicou à regência e direção artística do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, no Paraná, entre os anos de 2013 e 2014, e retorna a Belém para retomar as atividades como regente titular do Coro Carlos Gomes.


Na primeira parte da apresentação desta quinta, o repertório inclui a interpretação da ‘Missa Brevis’, de Giovanni Pierluigi da Palestrina, compositor italiano da Renascença, e na segunda parte motetos e salmos (tipos de música sacra) de diversos compositores renascentistas e barrocos como T. Tallis, José maurício Nunes Garcia, Antonio Lotti e William Byrd. O coro fará ainda a primeira audição em Belém do salmo ‘Miserere Mei Deus’, de Gregorio Allegri, compositor italiano do século 16.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura