Paixão de Cristo encanta fiéis no Farol da Barra - Por Albenísio Fonseca



O Farol da Barra viveu, ontem, uma noite de? espetáculo da Broadway?, no estilo do teatro clássico da Grécia Antiga.

O Farol da Barra viveu, ontem, uma noite de “espetáculo da Brodway”, no estilo do teatro clássico da Grécia Antiga. Com recursos pirotécnicos, a montagem da Paixão de Cristo, dentro do Festival de Artes do Sagrado, permanece em exibição até domingo, sempre às18h30, sobre um palco com 380 m². O arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, também esteve presente ao evento que marca a Semana Santa em Salvador. 

Segundo ele, “a importância da peça é dada pelo público que vem assistir e na medida em que cada um se sente personagem desse drama”. Para o arcebispo, a Paixão de Cristo “é muito atual na medida em que ultrapassa o personagem histórico e todos se identificam com ele”.

Dirigida pelo quinto ano consecutivo por Paulo Dourado e sob a participação de 500 profissionais, dos quais 80 atores, todos baianos, o espetáculo emociona e obtém reações do público. Alunos da rede municipal, como os da Escola Santa Terezinha, do Chame-Chame, também compuseram o elenco. 

Para Paulo Dourado, “a história de Jesus é monumental a cada instante e mais emocionante que qualquer novela jamais encenada”. Ele disse seguir com rigor o texto bíblico e mantém a simbologia tradicional do imaginário coletivo. O ator Márcio Bernardes, que vive Jesus Cristo, disse que o personagem “vai além das religiões, como figura histórica formadora do pensamento religioso ocidental”. Ele garantiu que “ao viver Jesus dá para sentir a dimensão espiritual desse ser iluminado”.

Diferente da montagem de Nova Jerusalém que usa de dublagem para as falas dos atores, a montagem baiana adota microfones portáteis. Tem engenharia de som de Vavá Furquim, iluminação de Luciano Reis e Ilma Vidal. Todos os atores interpretam vários personagens na montagem, exceto Mário Bernardes (Jesus); Joana Schnitman, que vive Maria e Carlos Betão, no papel de Herodes.

O acesso às quatro mil cadeiras disponibilizadas para maior conforto do público, pode ser obtido com a troca por 2kg de alimentos não perecíveis. Para tanto, um posto de troca para obtenção do ingresso está instalado ao lado do edifício Oceania, no Farol da Barra.
Programação


Até o dia 5 de abril os fiéis celebram a Semana Santa, recordando os passos de Jesus desde a entrada triunfal em Jerusalém até a ressurreição, no Domingo de Páscoa. Para que este período seja melhor vivenciado, a Arquidiocese de Salvador preparou uma programação especial, que conta com Missas e Celebrações.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura