quinta-feira, 2 de abril de 2015

Francisco agenda visita a igreja evangélica tradicional e será o primeiro papa a ir ao local - Por Tiago Chagas



O papa Francisco está programando para o próximo mês de junho uma visita a uma igreja evangélica em Turim, na Itália. 

O pontífice católico visitará o templo da Igreja Evangélica Valdense em 22 de junho, e se tornará o primeiro papa a ir ao local. Essa denominação está presente na Itália há quase um milênio, e aderiu à linha protestante durante a Reforma. Atualmente, é membro da Federação das Igrejas Evangélicas na Itália, da Aliança Mundial das Igrejas Reformadas e do Conselho Mundial de Igrejas.

A visita de Francisco à igreja foi anunciada pelo arcebispo de Turim, Cesare Nosiglia, que também deu detalhes da programação, segundo informações do Aleteia. Entre outras coisas, o papa vai ter um encontro íntimo com um grupo de membros de sua família paterna. Jorge Mario Bergoglio nasceu na Argentina, mas tem ascendência italiana.

A imprensa internacional está interpretando o gesto do papa Francisco como uma sequência do tom de diálogo adotado por ele desde o início de seu pontificado. O encontro ecumênico com os líderes da Igreja Evangélica Valdense, além do fator histórico, marcará uma aproximação maior entre as duas denominações.


Por diversas vezes o papa afirmou que tem interesse de diminuir as distâncias entre a Igreja Católica e as outras tradições cristãs, e que acredita que Deus irá concluir a unificação das igrejas.




Nenhum comentário: