Exposição da Ordem Franciscana expõe documentos da Igreja Católica – Por Thais Arruda



Mais de quatro séculos serão retratados na exposição:

História arte e vida franciscana

Montada no Edifício Santo Antônio, Centro do Recife.

A mostra, que faz parte do Resgate Documental da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, traz mais de 10 mil selos de 98 países, partituras, carimbos, livros e documentos dos franciscanos.

Para montar o acervo, as pesquisas começaram em 2007, reunindo documentos de conventos e casas franciscanas de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Sergipe, Bahia e Pará. Além dos oito estados, parte dos artefatos veio da Alemanha. A exposição será inaugurada hoje às 15h, e ficará aberta até 19 de junho.

A mostra, que resulta de projeto patrocinado pela Petrobras, foi dividida em exposição do acervo, sala de pesquisa e sala de restauração e conservação.

“O visitante vai encontrar um acervo rico da história franciscana no Brasil. Todos entenderão a vida cotidiana nos conventos e o significado dos documentos e itens que vão do século 16 ao 19’’, comentou frei Roberto Soares, 53. Ainda de acordo com o frade, os municípios de Olinda, Igarassu, Ipojuca e Sirinhaém foram alguns dos principais locais de pesquisa.

Carimbo papal


Os registros cotidianos das comunidades franciscanas quase foram perdidos com o tempo, por isso, é essencial o trabalho da equipe de restauração em folhas rasgadas ou queimadas. “O acervo já existia, mas aumentou com as coleções da exposição. Temos documentos de 1586 com o carimbo papal”, explicou a coordenadora do projeto, Débora Mendes.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura