Livro retoma a teoria sobre a existência do mundo



O livro:  "A ontologia em debate no pensamento contemporâneo”, do professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e presidente da Agência de Informação para a América Latina e Caribe (Adital), padre Manfredo Oliveira, tem por objetivo retomar a teoria do mundo, do universo, da realidade em seu todo (uma ontologia). 

"O que, certamente, constitui uma tarefa das mais urgentes do pensamento contemporâneo, pois todo teórico em filosofia, como, aliás, todo ser humano, como ser-no-mundo, normalmente, de forma implícita, pressupõe uma visão do universo como pano de fundo de seu trabalho trabalho/de seu estar no mundo”, afirma o autor.


Para ele, a ontologia, enquanto teoria das entidades do universo, se situa no contexto de uma concepção de filosofia, que se propõe pensar as conexões que vinculam todas as realidades no mundo e em que ela se constitui como um momento central. 

O objetivo do livro é debater onde ela se situa, qual sua tarefa específica e como ela deve ser articulada a partir do intenso debate que, hoje, acontece.

"Com a palavra ontologia se pretendeu indicar uma teoria que objetiva articular uma compreensão da realidade em seu todo. Superando uma concepção de filosofia que se reduzia a uma teoria do conhecimento válido, a filosofia no século XX retomou, com intensidade, a tarefa de articular uma visão global do universo. Este livro discute sistematicamente as propostas mais importantes deste debate", afirma Oliveira.


Ficha Técnica

Autor: Manfredo Araújo de Oliveira
Idioma: Português
Edição: 1ª
Número de Páginas: 268
Editora: Editora Paulus
Ano: 2014






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura