Psicologia da Religião no Brasil: Pesquisa, Teoria, Ensino e Prática


O Seminário de Psicologia & Senso Religioso é um evento bianual, organizado pelos membros do GT Psicologia & Religião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). 

Agora em sua décima edição, o Seminário tem como tema: 

“Psicologia da Religião no Brasil: Pesquisa, Teoria, Ensino e Prática”

A discussão em torno da Psicologia da Religião e seus desdobramentos em termos de pesquisa, teoria, ensino e prática são de extrema relevância. 

Esta relevância se acentua num contexto contemporâneo em que secularização e vitalidade religiosa coexistem, tornando-se fundamental tanto para o campo mais amplo da psicologia quanto para a pós-graduação, em particular, aprofundar discussões e reflexões sobre o assunto, numa perspectiva interdisciplinar. 

Neste sentido, a programação conta com a presença de docentes e renomados pesquisadores estrangeiros e nacionais e contempla as diversas facetas e implicações epistemológicas, éticas, formativas e práticas da Psicologia da Religião. 

Por meio de conferências, mesas redondas, simpósios, sessões coordenadas, apresentação de trabalhos orais e sob a forma de pôsteres, o X Seminário de Psicologia & Senso Religioso constitui-se num verdadeiro mapeamento desta área no país em articulação com o cenário internacional.

Objetivo

O Seminário tem por objetivo promover o intercâmbio entre os pesquisadores de várias universidades do país e do exterior em torno do tema proposto. Além disso, o evento constitui-se numa instância de promoção do diálogo interdisciplinar sobre o estudo da religião e da espiritualidade a partir da interface com a psicologia. A socialização das pesquisas e as discussões sobre a psicologia da religião em seus vários aspectos, pesquisa teoria, ensino e prática, tanto proporcionará a seus participantes conhecimento sobre o estado atual dessa área, quanto potencializará o envolvimento de jovens pesquisadores nesse campo de estudo.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura